Celebração da Noumenia
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A.Demétrios H.S.R.
7/16/20236 min read


Celebração de Noumenia
(Elaborado por A.Demétrios H.S.R)
Este rito simples de Noumenia foi elaborado pensando na realidade do grande público com quem trabalho, normalmente sem dispor de grande espaço (e privacidade) ou recursos, porém desejosos de celebrar as datas sagradas do politeísmo helênico apesar das circunstâncias atuais.
A Noumenia é umas das celebrações mais importantes, marca o início do novo mês lunar, geralmente 1 dia depois da lua nova astronômica, quando possivelmente já há traços visíveis (crescente finíssimo). Todos os Theoi são honrados, especialmente os do lar: Héstia, Zeus Ktesios, Hermes, Hecate. É uma data sagrada também para Apollo Noumenios, e Selene, a deusa-Lua.
Oferendas principais sugeridas para esta celebração: cevada em grãos e outros cereais diversos e/ou libações de leite,mel e/ou vinho. Sugestão de incenso: olíbano.
Preparação: antes de tudo, organize o espaço (altar) para receber as oferendas e libações, com os devidos pratos,tigelas,taças, etc. Esteja de banho tomado, vista roupas claras, de preferência brancas.
1.“Pompe” [Procissão] : simule uma procissão para carregar as ofertas e demais
utensílios rituais, terminando diante do bomós [altar].
2. “Kherniptesthai” [purificação com água lustral]:
Acenda o fogo principal (vela), para Héstia, consagre a Ela com um hino:
“Héstia, que habitas a tua morada no topo do mundo,
Deram-te os deuses eternos e os homens que vagam na terra
Honras das mais elevadas bem como um assento perene.
Bela e honrada é a tua porção. Onde tu não te encontras,
Não há banquete pros homens mortais, pois alguém sempre liba
A Héstia primeiro e por fim com um vinho de mélea doçura.
Já quanto a ti, Argicida, rebento de Zeus e de Maia,
Núncio dos deuses, do cetro dourado, doador de benesses,
Sê favorável e ajuda-nos com a querida e augusta.
Vinde habitar esta casa bonita com mente amistosa
Juntos, pois vós conheceis as ações elevadas dos homens
Sobre esta terra, a quem vós ajudais com saber e vigor.
Salve, nascida de Crono e tu, Hermes do cetro dourado!
Ora de vós eu irei me lembrar e de uma outra canção!
(HINO HOMÉRICO 29, A HÉSTIA (TRAD.: C. LEONARDO B. ANTUNES)
Coloque um graveto ou palito de incenso no fogo de Héstia e mergulhe na bacia de água para torná-la lustral. Em seguida purifique os participantes e o ambiente aspergindo a água sobre tudo, inclusive o altar e os sacrifícios.
3. “Katharkestai” [começo do sacrifício]: os participantes pegam um punhado
de cevada, enquanto tem lugar o silêncio ritual.
4. “Litê” [Prece]: Nesta etapa o devoto convida a divindade, pronunciando
uma Prece, invocação, desejo ou voto.
“Esta Noite, Selene dos chifres de touro anuncia a chegada do novo mês; seu frágil crescente a deitar no horizonte marca a celebração da Noumenia, um de nossos dias mais santos, e venho diante do sagrado altar honrar os Bem-aventurados que brilham do Olimpo”
5. “Oulokhytheistai” [Arremesso da cevada] sobre o altar e o chão após término da Prece. É uma oferta inicial.
6. “Thysiai” (Sacrifícios) Apresente verbalmente as ofertas aos deuses, erga-as diante da imagem sagrada ou ao alto.
““Elevemos nosso canto às Musas heliconíades que habitam o alto e sagrado Monte Helicon e dançam com seus delicados pés ao redor de uma fonte de águas sombrias e do altar do poderoso Crônida. Depois de banhar sua pele macia nas águas do Permesso, ou na Fonte do Cavalo, ou no divino Olmeio, elas dançam com os pés ligeiros e belos cantos no alto do Helicon.
Dali elas se afastam,envoltas por densa névoa. Pelos caminhos da terra, erguem sua adorável voz, e junto delas, louvamos a sagrada estirpe de todos os deuses imortais que vem da brilhante Hellás ,liderados por Zeus Tronante e Hera Argiva; a dourada Afrodite e o brônzeo Ares, o multi habilidoso Hefestos e Atena dos olhos de coruja, Hermes, arauto dos Deuses e Héstia pura, Dioniso libertador, Poseidon da crina escura e Deméter Verdejante, Radiante Apollo e Artemis das Feras.
Deuses benfeitores e amigos da humanidade, que através da imanente razão cósmica orientam todas as formas de vida ao seu destino: o florescer e a realização conforme a Natureza e a Excelência próprias de cada uma. Louvamos Os bons e perfeitos deuses que zelam pelo cosmos bem ordenado, autogerado e eterno!”
(Esta prece contém trechos da Teogonia de Hesíodo)
Faça a primeira oferenda coletiva aos Olimpianos. ( Há restrições quanto a libação de vinho a Deméter, então pense em algo que a contemple. Quanto aos demais não há proibição de oferendas simples, salvo questões muito regionais).
“Honro os Theoi Ktesioi, guardiões desta casa: começo por Héstia, a primeira e a última, eterno e brilhante fogo central, senhora por excelência do Lar, calorosa e acolhedora; Diós Ktesios, guardião da prosperidade e fartura da família; Zeus Herkeios, Apollo Aguieus, Hermes e Hecáte, poderes a vigiar nossos muros, passagens e caminhos; o serpentino e generoso Agathos Daimon, Zeus Sóter, o salvador e Héracles Alexikakos”.
Graciosos e zelosos, propícios recebam estas oferendas puras.
Segunda porção de oferenda coletiva aos Deuses do lar.
“A Selene, divina lua,honro nesta antigo hino:
(Hino órfico a Selene)
Ouve-me, divina rainha lucífera, deusa Selene, tauricorne, Mene, notívaga, errante aérea, da noite, dadófora, donzela, astro bom, Mene, crescente e minguante, feminina e masculina,luzente que ama cavalos, mãe do tempo [Khronos], frutífera, ambarina, de coração pesado, reluzente na noite,onividente que ama a vigília, florescente de belas estrelas, que se agrada no repouso e na riqueza da noite.a brilhadora caridosa, perfectiva, joia da noite, princesa das estrelas, de longo véu, circunvaga, a donzela em tudo sábia. Vem, venturosa, benévola, astro bom, com tríplice fulgor,brilhante salva teus novos suplicantes, donzela.
(Tradução: Rafael Brunhara)
Faça a oferenda/libação.
“Senhor Apollo da Noumenia,honro-te agora com este antigo hino:
Vem, venturoso Peã, assassino de Tício, Iê Febo,
de Licórea e de Mênfis, de muitas honras e dador de fortuna,
Pítio Titã, da áurea lira e do arado, semeador,
Grineu, Esminteu, assassino de Píton, délfico profeta,
feroz nume lucífero, amado e ínclito jovem, (5)
†líder das Musas, regente dos coros, arqueiro que acerta ao longe,
amante de Branco, Dídimo, puro, Oblíquo [Lóxias] † que age ao longe,
soberano de Delos, onividente de luzeiros olhos aos mortais,
de áureos cabelos, declarando oráculos e augúrios imáculos,
ouve as minhas preces pelo povo, com um benévolo coração:
toda a vastidão infinita do Éter tu perscrutas
do alto da rica Terra [Gaia] e através do crepúsculo;
nas sombras silentes da noite contemplas as raízes
do solo com olhar astral, e deténs os confins do cosmo
todo: são teus o princípio e o fim das coisas que virão; (15)
todo viçoso tu harmonizas a esfera celeste
com tua cítara multivibrante, ora alcançando os mais baixos acordes,
ora outra vez os mais sublimes, em dórica melodia harmônica.
Mesclando toda a esfera celeste, discernes as raças viventes
e com harmonia infundes um destino pancósmico as homens, (20)
distribuindo o inverno e o verão, ambos igualmente:
com os mais baixos acordes, escolhes o inverno; o verão, com os mais sublimes;
e tangendo uma melodia dórica, a flor da primavera amorosa.
Por isso os mortais dão-te o nome de soberano
e de Pan, deus bicórneo, quando envias ventos silvantes,
e porque tens o selo e o molde de todo o cosmo.
Ouve, venturoso, guardando os mistérios com súplice voz.
(Hino órfico, Tradução de Rafael Brunhara)
Faça a oferenda/libação. Pode dedicar uma porção única para ambos deuses.
Sugestão antes do encerramento: dedique danças, coloque para tocar músicas gregas antigas, dedique alguma obra de arte que tenha elaborado, cante, etc.
7.Encerramento:
“Porque nos dirigimos aos Deuses e realizamos os ritos sagrados, nos aproximando dos Mais Puros e Excelentes, nos tornamos mais puros e excelentes também. Possam continuar exercendo sua benéfica influência sobre minha vida, e eu possa estar cada vez mais atento às orientações divinas, sempre buscando uma vida excelente e bem-aventurada o quanto possível.”
(Prece inspirada por Plethon)
Ofereça última porção de oferenda ou libação a Hestia e aos demais deuses de forma coletiva.