Ritualística Básica
Rito padrão – Deuses Celestes
Versão mais complexa, especialmente para Festivais:
1. “Pompe” [Procissão] : simule uma procissão para carregar as ofertas e demais utensílios rituais, terminando em semicírculo diante do bomós [altar].
2. “Kherniptesthai” [purificação com água lustral]: Coloque um graveto ou palito de incenso no fogo de Héstia e mergulhe na bacia de água para torná-la lustral. Em seguida purifique os participantes e o ambiente aspergindo a água sobre tudo, inclusive o altar e os sacrifícios.
3. “Katharkestai” [começo do sacrifício]: os participantes pegam um punhado de cevada, enquanto tem lugar o silêncio ritual.
4. “Litê” [Prece]: Nesta etapa o sacrificador convida a divindade, pronunciando uma Prece, invocação, desejo ou voto.
5. “Oulokhytheistai” [Arremesso da cevada] sobre o altar e o chão após término da Prece. É uma oferta inicial.
6a. “Thysiai” (Sacrifícios) Apresente verbalmente as ofertas aos deuses, erga-as diante da imagem sagrada ou ao alto.Antigamente, enquanto a carne do sacrifício era cozida, seguiam-se atrações artísticas como jogos, competições. Entoe um dos hinos homéricos ou órficos, composições próprias, dance, cante.
6b. “Spondai” [Libações]: Ao iniciar as Libações, ofereça a primeira a Héstia:“A ti,senhora Héstia, pura e brilhante, que és a primeira e a última”Chame a deidade por diversos epítetos e para cada um verta uma libação.“Uma libação em sua honra... Divindade + Epíteto.”
6c. Queima de incensos: oferte incensos, acompanhado de uma prece como esta: “Em tua honra queimo este incenso de ..., aceite e delicie-se com este divino perfume”.
7.Agradecimento, libações finais e prece de encerramento aos deus do ritual e a Héstia.
8.Banquete: Compartilhamento da parte da refeição destinada aos mortais.
Rito Ctônico
Enagisma: Sacrifícios negros, libações em grande quantidade, comidas que apreciavam (no caso de falecidos). Tudo deve ser totalmente abandonado ou destruído em honra aos subterrâneos. É aconselhável uma purificação ritual após contato com seres do submundo, especialmente com túmulos. Em geral não se chamam os seres do submundo, exceção para mortos e heróis (honras fúnebres), e deuses que transitam entre os mundos, como Hecate, Hermes e Persefone, Dioniso ou Heracles.
Rito Simplificado
Esta proposta simplificada pode ser adaptada para qualquer ocasião ou divindade. Apenas mude os deuses em questão.
1.Lave as mãos e o rosto;
2.Acenda uma vela branca ou da cor relacionada à(s) deidade(s)
3.Queime incenso (mel, mirra, olíbano ou outro específico) ou óleo essencial.
4.Hino a Héstia, senhora do lar;
5. Prece às divindades que deseja, a depender do contexto ( é um festival? um pedido de proteção geral? pedido de bençãos para o dia que se inicia ou que se encerra?). A Prece é o coração da atividade devocional.
6.Realize a libação ou oferenda;
7.Agradecimentos, súplicas pessoais, despedida.
8.Extingue a vela.