Vida Devocional
Temos muitos deuses, orientações claras de como devemos agir (ortopraxia), e espaço para toques pessoais. Existem limites, estamos dialogando com uma tradição (ou conjunto de tradições) histórica circunscrita num contexto definido: o ethos helênico. Contudo, pode ficar tranquilo, os limites são amplos o suficiente e não se sentirá “sufocado”. Claro, depende também do quanto você é capaz de compreender que nem tudo deve ser feito apenas do jeito que se deseja, numa liberdade irrestrita de gnose pessoal não-verificada (UPG). Reitero a importância do conceito helênico do “Metron Ariston”, a moderação é o melhor, a medida certa das coisas.
O objetivo desta seção é auxiliar você a organizar sua vida devocional, mas antes de começar, caso não conheça muito bem o canal Hierokrithari ou o Helenismo em si, sugiro os seguintes links para adquirir base teórica. Se és novo, considere prioridade buscar essas referências. Sem elas, vai se perder e a dúvida irá te atormentar até te fazer desistir.
1. https://hierokrithari.com.br/teologia-helenica
Prática:
A cosmovisão helênica é politeísta, nos ensina que o divino é múltiplo, ou seja, reconhecemos a existência de muitos deuses. E mesmo quando correntes filosóficas evocam o “Uno”, os Deuses não desaparecem dessa equação, são compreendidos como multiplicações da Unidade, que em si, não é um deus, mas uma espécie de “qualidade” (complexo para ser explicado aqui, apenas trazendo uma pincelada do assunto caso o veja sendo debatido pelo mundo helenista).
Em seguida: devemos reverenciar essas divindades com todo o respeito e da melhor forma dentro da possibilidade de cada um. Independente do que os filósofos ensinavam, a prática religiosa grega (o sistema de oferendas e deveres religiosos) permanece acima das especulações e mudanças de crenças. Honra-se os Deuses por sua superioridade, providência e, claro, pelo afeto que nutrimos por Eles.
Por onde começar?
Um helenista (ou helênico,como preferir) não é monólatra! Podemos sentir profunda afeição por uma pequena quantidade de Deuses, ter um culto mais intenso por Eles, porém NÃO é adequado desprezar os outros. Se parar para refletir, compreenderá que transitamos pelos domínios de diversos deuses ao longo do nosso dia sem perceber. Logo, entenderá que SIM, SIM, de fato vivenciava sem saber os benefícios e dons de outras divindades. Só isso deve ser o suficiente para arranjar um tempo e recursos para prestar o devido respeito aos demais Eternos.
Calendário Helênico
Familiarize-se com o calendário helênico: é nossa principal ferramenta de organização, nos apontando as festividades anuais e mensais. Só com ele já consegue ter um belo de um rumo inicial.
Contudo: sim, são inúmeras festividades e se ingenuamente tentar celebrar tudo irá se frustrar. O calendário servia a um contexto bem definido historicamente, onde a pólis inteira e ou parte dela parava suas atividades e assim celebrar as festas ancestrais.Não é nosso caso.
A dica é: comece se adequando às datas fixas mensais(principalmente a Noumenia), e enquanto isso leia os festivais de cada mês. Depois de uns meses eleja pelo menos 1 festival por mês e elabore algo para ele. Existem calendários contemporâneos que podem te ajudar: o grupo grego YSEE tem um, a americana Hellenion, e o nosso thíasos também. Abaixo alguns links.
Reflexões sobre Calendário Helênico
https://hierokrithari.com.br/calendario-hierokrithari
https://www.ysee.gr/greekwheel.html
https://www.hellenion.org/worship/monthly-libations/
Vá com calma. É necessário pelo menos 1 ano de estudo básico e algumas práticas para assimilar o suficiente. Depois disso a clareza e organização irão melhorando, as peças vão se encaixando.
As festividades fixas de cada mês, ou seja, aquelas datas que sempre se repetem, sugerem já um contato mensal com vários deuses.
Confira aqui https://www.helenos.com.br/dias-fixos
Além delas, temos os deuses Ktesioi ou do lar, em geral são aspectos de deuses famosos, mais alguns distintos. Assista:
Qual é a regularidade ideal?
Além dos dias apontados no calendário, você pode estipular uma frequência devocional aos seus deuses de predileção para ancorar uma relação com Eles. A prática religiosa grega se fundamenta nas oferendas, a arte de presentear as divindades. Escolha o simples para facilitar a regularidade. Exemplo: uma vela, uma prece ou canto, incenso, grãozinhos de cevada. Toda manhã? Toda noite? Todo fim de semana? Encaixe na sua rotina o simples, e com o tempo elabore mais.
Assista:
Perguntas do Insta: Como começar a cultuar um deus helênico?
Politeísmo Helênico e Regularidade Devocional
Padrão Ritual
https://hierokrithari.com.br/ritualistica-basica
Dica final:
A hieropraxia helênica exige organização e disposição. Com o tempo irá se adequar, tenha calma e sem paranoias.
Visite e revisite:
Vídeos didáticos do nosso canal do Youtube:
Prática
Culto Doméstico https://youtu.be/Zb2EWhvizB8
Noumenia https://youtu.be/2DSirhrKGwM
Culto a Héstia https://youtu.be/MG419Vlvqnc
Destino para as oferendas alimentícias https://youtu.be/_C83Ph1fCtI
Sacerdócio no Helenismo https://youtu.be/AALiT47XZFc
Sobre o Divino e nossa relação com os deuses, conforme teologia antiga:
Sobre o estupros de Zeus ou O problema do Mito https://youtu.be/Dza7I-MWrOE
Natureza dos deuses https://youtu.be/pCxXKEnfCHY
Sobre os Deuses e o Cosmos - (leitura de uma obra de Salústios ) https://youtu.be/9e1bNUX81hI?si=BFDtIrZ22hIr3uQV
Culto Ctônico https://youtu.be/O8mVBVZvBtg?si=6A801cRrxtXirpu1
Kharis, a Reciprocidade que fundamenta a prática https://youtu.be/5qVp0_yfCKg
A Lição de Hipólito https://youtu.be/BL3oDDpcPdE
Sobre os deuses e nossos problemas https://youtu.be/uvHxsdwsi6M
Sobre Deuses Patronos https://youtu.be/zX-MHeLyzC4
Os gregos e seus deuses tinham seus próprios rituais https://youtu.be/UjIFiEwaNhI
Reflexões sobre calendário https://youtu.be/Bg32MOKg-P8
Religião helênica e relação pessoal com os Deuses https://youtu.be/21Hl9N5mE20
Cosmovisão Helênica https://youtu.be/4bdcHAShRIQ