Deusa Deméter - Dicas de culto

Descrição do post.

4/2/20235 min read

(Texto de A.Demétrios H.S.R.)


Há muito do que falar da deusa Deméter, porém,neste artigo,a intenção é apenas compartilhar algumas informações gerais e dicas de culto. Para o calendário do thíasos Hierokrithari, o mês de Elaphebolion é dedicado a esta Deusa. Nosso calendário foi especialmente elaborado para facilitar o estudo e culto aos principais deuses ao longo do ano, buscando maior relação com a região Sul do Brasil (mas que possa ser aproveitado por devotos de outras regiões). Seguimos na esteira de iniciativas modernas em relação a festejos, como a comunidade helênica YSEE e a americana Hellenion, entre outras inspirações. 


“DEMETER era a deusa olímpica da agricultura, grãos e pão que sustentava a humanidade com a rica generosidade da terra. Ela presidia o principal dos Cultos de Mistérios que prometiam a seus iniciados o caminho para uma vida após a morte abençoada no reino de Elysium. Deméter era retratada como uma mulher madura, geralmente usando uma coroa e carregando feixes de trigo ou uma cornucópia (chifre da abundância) e uma tocha. 


Deméter era a deusa da terra (Eurip. Bacch. 276), e mais especialmente da terra como produtora de frutas e, consequentemente, da agricultura, de onde a comida ou pão humano é chamado por Homer Il. xiii. 322) o presente de Deméter. A noção de ela ser a autora da fertilidade da terra foi estendida à fertilidade em geral, e ela também foi vista como a deusa do casamento (Serv. ad Aen. iv. 58 ) , e era adorada especialmente pelas mulheres. Sua sacerdotisa também iniciava os jovens casados ​​nos deveres de sua nova situação. (Plut. de Off. conj.1.) Como a deusa da terra, ela era como os outros theoi chthonioi, uma divindade subterrânea, que trabalhava nas regiões inacessíveis aos raios de Helios. Como a agricultura é a base de uma condição social bem regulada, Deméter é representada também como a amiga da paz e como uma deusa legisladora. (thesmophoros, Callim. Hymn. in Cer. 138; Orph. Hymn. 39. 4; Virg. Aen. iv. 58; Hom. Il. v. 500; Ov. Met. v. 341; Paus. viii. 15. § 1.)


O mito de Deméter e sua filha incorpora a ideia de que os poderes produtivos da terra ou da natureza descansam ou ficam ocultos durante o inverno; a deusa (Deméter e Perséfone, também chamadas de Cora, são aqui identificadas) então governa nas profundezas da terra triste, mas se esforçando para cima para a luz que tudo anima. Perséfone, que comeu da romã, é a flor frutificada que retorna na primavera, habita na região da luz durante uma parte do ano e alimenta homens e animais com seus frutos.


Escritores filosóficos posteriores, e talvez também os de mistério, referiram o desaparecimento e o retorno de Perséfone ao enterro do corpo do homem e à imortalidade de sua alma.


Deméter era adorada em Creta, Delos, Argólida, Ática, na costa ocidental da Ásia, Sicília e Itália, e sua adoração consistia em grande parte em mistérios orgíacos. Entre as muitas festas celebradas em sua homenagem, a Thesmophoria e a Eleusinia eram as principais. ( Ditado de Ant. s. vv. Chloëa, Haloa, Thesmophoria, Eleusinia, Megalartia, Chthonia. ) Os sacrifícios oferecidos a ela consistiam em porcos, o símbolo da fertilidade, touros, vacas, bolos de mel e frutas. (Macrob. Sat. i. 12, iii. 11; Diod. v. 4; Paus. ii. 35. § 4, viii. 42, in fin.; Ov. Fast .4. 545.) Seus templos eram chamados de Megara, e muitas vezes eram construídos em bosques nas vizinhanças das cidades. (Paus. i. 39. § 4, 40. § 5, vii. 26. § 4, viii. 54. § 5, ix. 25. § 5; Strab. viii. p. 344, ix. p. 435. ) Muitos de seus sobrenomes são descritivos do caráter da deusa.”


(Trechos extraídos do site www.theoi.com


Pausa para uma informação Importante: volta e meia em hinos traduzidos do inglês para o português se encontra menção a “milho”. Está incorreto. A confusão está no inglês “CORN”, que significa milho ou CEREAL. No caso dos hinos a Deméter, o correto é cereal (cevada e trigo para os gregos). 


Dicas de culto:


Deméter é a deusa dos frutos terrestres que nos alimentam. Componha preces ou poemas que agradeçam pelos dons da deusa em seu lar, pela fartura, pelo espírito da Fome estar bem longe de sua casa. Durante as refeições, agradeça à Deusa pelos grãos e legumes que come. 


Dedique frutos regionais da estação. 


Faça pequenas oferendas alimentícias que reúnam boa variedade: exemplo, sopas. 


Deméter era honrada em Corinto com um festival chamado “ Festa dos grandes pães”. Prepare pães e ofereça; integrais com várias sementes são ótimos. 


A Deusa é do grupo dos “Kourotrophos”, cuidadores da infância, peça pela proteção de suas crianças; faça doações ou dedique trabalho voluntário a instituições que apoiam a infância. 


Os ritos de Deméter eram principalmente vinculados à sexualidade feminina ( a cosmovisão helênica associa diretamente a fertilidade feminina com a da terra e vice-versa). Cuide de sua saúde íntima. 


O mesmo solo onde se trabalha a agricultura também é a casa dos mortos. “Demetrioi” eram chamados os que já não vêem a luz do Sol. Além disso, Deméter presidia Mistérios que prometiam uma existência melhor no mundo das sombras. Honre seus antepassados com a mediação de Deméter Chtonia. Sugiro também que estude a visão de morte apresentada pelos estóicos,que pessoalmente considero bem naturalística ao estilo da Deusa (transformação da matéria/espírito, como o das espigas que são cortadas e o ciclo recomeçado, sem contar no mito das estações,o sobe e desce de Koré). 


Elabore e dedique uma horta.

Deméter Thesmia ou Thesmosphoros se tornou associada com a vida civilizada e ordenada por Leis. “Ande na linha” e cultive a Justiça.


Generosidade e/ou Magnanimidade. Uma das maiores virtudes expressas por Deméter. Os dons Dela são para o coletivo. Em nome da Dela, seu herói eleusino Triptólemos compartilhou e ensinou as artes da agricultura pelo mundo. E ainda há os mitos que narram o quanto Ela estima aqueles que são hospitaleiros (em suas andanças em busca de Kore, favoreceu os que a abrigaram seu lar). Exercite a generosidade. Busque por sites seguros onde possa fazer doações a famílias carentes ou pessoalmente faça isso. Nestes tempos onde as pessoas não saem nem do próprio umbigo ou do próprio celular e esquecem a “vida real” fora das telas, a deusa relembra nosso papel dentro de um organismo social maior e interdependente. 


Se és agricultor, tenha responsabilidade ambiental. Ainda que não seja, cultive esse dever. 


Deméter traz o arquétipo da Mãe (especialmente mãe-solo). Respeite quem exerce função maternal em sua vida. E/ou  cultive essa característica em si. 


E, por fim, um altar bem decorado é sempre bem-vindo e importante! Siga as orientações oferecidas pelo site Características | Helenos 


Outras dicas

 https://hierokrithari.com.br/organizando-sua-vida-devocional 

https://hierokrithari.com.br/praticas 


Conheça mais a Deusa Deméter nos links a seguir:

Deméter e Perséfone - Graecia Antiqua 

Demeter / Ceres -Site Hellenica World

DEMETER CULT 1 - Ancient Greek Religion 

Maravilhosa tese de Maria Lúcia Gili Massi, “Deméter, a repulsão medida”: Deméter: a Repulsão Medida