Deuses e Excelências

Descrição do post.

A.Demétrios H.S.R.

2/23/202517 min read

O YSEE, um importante grupo politeísta helênico lá da Grécia, elaborou um calendário onde cada mês possui divindades regentes e virtudes associadas a elas. O conceito de Areté (Excelência ou Virtude), como já explicado amplamente nas publicações aqui do Hiero, é tão central para a vida de um helenista quanto o é a deusa Héstia no panteão. Inspirados por tal comunidade, nós aqui do Brasil construímos nossas próprias associações, abrangendo Excelências, Habilidades e outros elementos. No fim deste artigo estão identificados parcialmente todos os contribuintes desta empreitada intelectual. O intuito desta ação é promover cada vez mais a relevância de se pensar e buscar na prática os modos de Areté e o quanto podem também estar ligados aos nossos queridos deuses.

Obs: Duas características principais foram destacadas, e abaixo, o "brainstorm" com as contribuições dos membros do Hiero.

(Deusa Héstia, por Howard David Johnson)

Héstia (Hospitalidade, Tradição e Ordenança Doméstica)

Paz, Serenidade e segurança; Temperança; Conforto; Oikeiotes (Οἰκειότης): Sentimento de pertencimento. Pureza: Representa a pureza do lar e do fogo sagrado. Acalento. Parcimônia. Transmutação. Ímpeto; Hospitalidade (tanto com visitas como com outras culturas e modos de viver, com a ideia de um contrato mútuo), magnanimidade, honra às tradições ancestrais/familiares; Humildade e consciência; Modéstia, organização; Cuidado com a “Casa Interior”; Gentileza; Virtudes ligadas a estabilidade e decência. Também virtudes ligadas ao doméstico: cuidar da casa, cozinhar, se reunir com a família (união) e paciência são virtudes que podem ser cultivadas com a Deusa Héstia. Piedade (Eusébia) e Pudor ritual (Aidós e o "seja ritualmente silencioso"); Generosidade, acolhimento, ternura, aquela que preside todas as refeições, ritos e ofertas, e torna-os possíveis; Proteção familiar; Compaixão; Vínculos e harmonia que transformam uma "casa" em um "lar"; Amizade e boa relação com o divino; Repouso ou Hedra (Ἕδρα) Lótus, camomila, lavanda, cheiro de roupas limpas, baunilha, velas, silêncio, voz suave, tricô, leitura, pintura, névoa, neblina, tranquilidade, paz, serenidade, fogo doméstico, jantar afetuoso de família, se sentir em casa.

Zeus (Justiça e Liderança)

Acolhimento e providência; Cuidador dos viajantes e estrangeiros e das profecias; Prudência, fortaleza; Rei do Universo, Ordenador do Cosmo. Nas atividades profissionais, sou servidor público, a firmeza, a dignidade, e correção em cada ato são fundamentais; Autoridade, Poder e Coragem; Dikaiosyne (Δικαιοσύνη): Justiça, equidade, retidão; Sabedoria: Guia com discernimento e compreensão."; Igualdade. Democracia; Ordenança, sabedoria; Liderança; Paternidade; Solenidade e Respeito; Acolhimento; Imparcialidade e Equidade; Rei dos Deuses a capacidade de liderança e de realização é indispensável para qualquer projeto ser concretizado; Hospitalidade (Xênia); honra, nobreza, essência e origem de todo o bem e toda a virtude; Força, poder; Potência de vida. Guardião e cumpridor da ordem do Cosmo; Trovões distantes, carvalho, águia em voo, céu limpo após a tempestade, decisões firmes, voz retumbante, santuários em montanhas, força protetora, leis, júbilo das celebrações cívicas, equilíbrio, governança sábia.

Athena (Heroísmo e Raciocínio Estratégico)

Posicionamento político (exercício da cidadania); política, pureza, defesa do lar, bons conselhos ; Paideia, Educação, liderança e justiça; Disciplina. A retidão moral, sem concessões, sem autopiedade, são necessários à constituição da areté; Heroísmo; Phronesis (Φρόνησις): Prudência, sabedoria prática, decisão sábia; "Sabedoria: Deusa da sabedoria e do conhecimento estratégico; Coragem: Protetora dos heróis e da bravura em batalha."; Defesa. Astúcia. Habilidade. Precisão; Justiça/justeza, estratégia/planejamento; Diligência; Soberania; Esperteza; Justiça e Deliberação, esta deusa nos convida a utilizar da deliberação para buscar a temperança e a justiça, nenhum ato de ser feito em demasia, é preciso evitar excessos; Inteligência; Sabedoria, estratégia militar para defender seus valores e seus domínios com bondade e justiça. "Virtudes cultivadas com a Deusa Atena podem ser bravura, ingenuidade. Também como sendo uma Deusa Ligada a Sabedoria e Estratégia virtudes ligadas a honestidade, justiça e antes da tomada de ações maior racionalidade indispensável; Coisas ligadas a Artesanato como crochê também considero interessante com relação a Deusa."; Astúcia (Métis); Sabedoria, inteligência, estratégia, aquela que guia os mortais no caminho da sabedoria e da virtude; Criatividade; Planejamentos e habilidades técnicas e práticas. Decisões racionais que visam o bem comum de uma comunidade; Aroma de pergaminho antigo, oliveiras ao vento, armaduras reluzentes, mapa detalhado, olhares analíticos, xadrez, fios tecendo padrões geométricos, debates filosóficos, azul profundo do céu ao entardecer, intelecto aguçado.

Ares (Coragem e Impetuosidade)

Coragem e espírito combativo;Força e desafios; vitória, dança, das batalhas, persistência; Liderança, Bravura, justiça; Necessidade e Inevitabilidade do conflito e ou divergência; Andreia (Ανδρεία): Coragem, valentia, bravura; "Valentia: Personificação da coragem no campo de batalha; Força: Representa o poder físico e a determinação."; Orgulho. Apoio. Ferocidade; resiliência; Vitalidade, energia; Coragem e Força, este deus fornece a energia e força de vontade juntamente com a coragem para que possamos realizar os feitos da vida; Força física e mental; Confiança; Divindade guerreira uma energia que é importante temos que defender nossos ideais e não aceitar abusos somos guerreiros na vida também; Coragem (Andreia) e Disciplina (Eythemosýne); Força, poder, resistência, guerra, aquele que concede a força e a capacidade para vencer todas as batalhas; Coragem, resolução de problemas; Controle e Ira; Energia impetuosa que move para frente. "Raiva" e coragem contra aquilo que nos faz mal;O som do aço se cruzando, calor do sangue pulsante, rubor da adrenalina, areia de arena, gritos de guerra, tempestades furiosas, escarlate vibrante, treino exaustivo, muralhas indestrutíveis, paixão feroz, energia incontrolável.

Eros (Pulsão de Vida)

Doçura e excitação; Desejo e união; Alma, personificação do amor, juventude, artes, beleza; Temperança, fortaleza, sabedoria; Amor e luxúria. Relacionamentos tendem a ser complicados, amar-se e ao outro, inclusive entre quatro paredes é fundamental para um relacionamento saudável; Paixão, Sexualidade e Excitação; Charis (Χάρις): Graça, favor, encanto; "Paixão: Inspira o desejo e atração entre os seres.; Criatividade: Estimula a criação e a expressão artística."; Desejo. Vontade. Doçura. Domínio; Fervor/dedicação, tenacidade; Prazer e felicidade ; Sensibilidade; Iniciativa ; Divergência harmoniosa; Empatia; Virtudes que podem ser cultivadas com o Deus Eros são o amor e a sexualidade. Também a autoestima, amor próprio e o autocuidado virtudes que podem ser cultivadas com o Deus Eros; Desejo racional (Boulesis) e Autodomínio (Enkrateia); Paixão, amor divino, aquele que traz a paixão e o amor divino; Fertilidade; Busca por tudo o que dá prazer e sentido à vida. criação de laços entre pessoas que podem ser, ou não, de caráter íntimo; Rosas vermelhas em botão, mel escorrendo, veludo, sussurros apaixonados, luar prateado, toque de seda na pele, risos compartilhados, danças íntimas, calor do primeiro beijo, vinho doce, chamas ardentes.

Hermes (Astúcia e Eloquência)

Eloquência; Astúcia e versatilidade; Dos viajantes, das mensagens, atletismo, guia dos mortos, negócios e fertilidade; Sabedoria, liderança, bravura; Oratória, lábia e malícia. A esperteza, a capacidade de ludibriar o adversário/inimigo nas situações mais complexas, é uma qualidade a ser buscada. Além da inclinação à atividade física e a segurança nas viagens, fundamental; Amizade, Banditismo e Turismo; Peithō (Πείθω): Persuasão, convencimento; "Astúcia: Conhecido por sua inteligência e habilidades diplomáticas; Velocidade. Destreza. Sorte. Tino. Malandragem; Astúcia, maleabilidade/flexibilidade (encontrar meios caminhos, especialmente em conflitos), ambição adequada, liberalidade; Diplomacia, persuasão, inteligência; Astúcia e Atitude; Oratória e Destreza, sagacidade, esta virtude se relaciona diretamente com hermes devido a necessidade de uma pensamento rápido, domínio da linguagem e capacidade criativa; Comunicação Companheirismo; Comunicação e comércio é imprescindível saber comunicar suas idéias e saber como comercializar para ter prosperidade tanto na vida para seus ideais quanto em seus negócios para ser próspero. Virtudes que podem ser cultivadas com o Deus Hermes dentre elas são bons negócios e sociabilidade. Também virtudes ligadas ao estudo, buscar conhecimento, ler livros e áreas ligadas ao trabalho e o comércio são virtudes essenciais que podem ser trabalhadas com o Deus Hermes; Competitividade (Agon) e Glória (Timé, no sentido de buscar se tornar exemplar) Conhecimento, diplomacia, velocidade, o arauto de Zeus, aquele que guia as almas dos mortos; Dentes de leão, hortelã-pimenta, eucalipto, lavanda, sinos de vento, folhas ao vento, passos, pássaros, cavalos, caligrafia, dança, artes marciais, caminhadas, corridas, viagens, aventura, excitação, inquietação.

Beleza naquilo que se faz; Trabalho, resiliência, artesanato, forja, dos artistas e metalúrgica; Fortaleza, sabedoria, prudência; Habilidade e resiliência. Foi abandonado e mesmo assim conseguiu seu lugar no Olimpo. Da mesma forma, suas competências o tornaram imprescindível perante seus pares. Como ele, devemos ser excelentes nos nossos ofícios; Tecnologia, Minerais e Força (ou Habilidade); Hypomonē (Ὑπομονή): Perseverança, paciência, resistência; "Habilidade: Mestre artesão e ferreiro divino; Perseverança: Supera desafios físicos para criar obras magníficas."Engenhosidade. Inventividade. Fortitude. Temperança; Indústria/engenho, inventividade/originalidade (olhar para algo de um jeito novo); Disciplina e desenvolvimento; Perseverança, força; Dedicação e Engenhosidade ; Criatividade e Artesanato/Construção; Habilidade manuais; Aperfeiçoamento de si mesmo; Esforço e Dedicação; Virtudes ligadas à criatividade e diligência podem ser trabalhadas. Também assim como o artesanato; Engenhosidade e Criatividade; Construção, habilidade manual, ferreiro divino, aquele que forja e constrói todas as coisas através do fogo divino. Criatividade, artesanato; Técnica e Paciência; Perseverança e trabalho duro. Fazer seu trabalho com cuidado, delicadeza e carinho; Criação ou Technē (Τέχνη) Sons de martelo contra ferro, o brilho da fornalha, cheiro de madeira queimada, engrenagens em movimento, esculturas em bronze, ferramentas alinhadas, criatividade em ação, rugido do fogo criador, objetos feitos à mão, resiliência, reconstrução.

Hefestos (Inventividade e Diligência)

Poseidon (Soberania e Determinação)

Soberania; Domínio e resistência; Rei dos mares, dos rios, fertilidade, secas; Fortaleza, justiça, liderança; Poder e ira. As águas e as terras não perdoam excessos, mas sem injustiças; Poder, Marinha,Criaturas/Monstros que tem no mar; Dynamis (Δύναμις): Força, potência, capacidade. "Poder: Senhor dos mares e controlador dos terremotos; Determinação: A sua vontade é tão implacável quanto as ondas do oceano."; Agitação. Resguardo. Estrondo. Teimosia (boa); Firmeza, responsabilidade (especialmente enquanto figura de liderança ou nutridora); Assertividade e Disciplina; Resiliência e Espontaneidade; Integridade e Piedade; Emocional; resiliência; Justiça e Imponência; Força/Vigorosidade (Krataiis) e Integridade (Khristótes); Rei dos mares, aquele que possui o poder sobre todas as águas e que conhece todos os mistérios dos mares, aquele que sustenta toda a vida marinha e todas as formas de vida pois todas dependem de seus domínios; Controle emocional, poder sobre as águas; Força e poder capazes de virar a vida de cabeça pra baixo quando necessário. A tranquilidade e generosidade que vem junto com a grandeza; Ondas quebrando na praia, cheiro de maresia, cavalo correndo na bruma, tempestade se formando no horizonte, turquesa profundo, som de conchas, força avassaladora, navegação por águas desconhecidas, profundezas misteriosas, vastidão, renovação.

Hera (Altivez e Lealdade)

União do lar; Deusa das mulheres, do casamento, terra, lar, fidelidade, evoluções; Sabedoria, magnitude; Nobreza e Honra. Acordos não podem ser desrespeitados sem um motivo justo; Realeza, caminho do Herói; Eunomia (Εὐνομία): Boa governança, disciplina; Dignidade: Representa a majestade e o respeito."; Elegância. Altivez. Compromisso. Cuidado; Diplomacia; Cuidado, fidelidade, respeito ; Interdependência e Compromisso; Lealdade e Prudência; Comprometimento e Honra: honrar nossos compromissos, promessas e juramentos que fazemos com as pessoas e com a vida. A desonestidade e a quebra de promessas corroem a alma humana e até civilizações inteiras; Decoro (Aidemosyne) e Cuidado (Eulabéia); Ordenadora ao lado de Zeus; Controle sobre os elementos; Orgulho e Ousadia; Poder junto com graciosidade e elegância. A importância de manter acordos sociais e promessas; Coroa de ouro, perfume de rosas, banquetes luxuosos, véus de seda, olhar severo mas justo, alianças matrimoniais, perfume de lírios, proteção maternal, portas decoradas, harmonia familiar, resiliência na liderança.

Dioniso (Entusiasmo e Libertação)

Transformação; Fortaleza, sabedoria, temperança, coragem; Descontração e alegria. Quando queremos sempre acertar podemos ficar sisudos demais. Eles nos lembra que existem outros caminhos, menos pesados e igualmente eficientes; Álcool, Festas, libertação da reencarnação e sexualidade; Eleutheria (Ελευθερία): Liberdade, autonomia; "Alegria: Deidade das festas, do vinho e da celebração; Liberdade: Simboliza a libertação das inibições e a expressão livre”; Liberdade. Renascimento. Desprendimento. Paradoxo; Felicidade, veracidade (se Apolo nos diz para nos conhecermos, Dioniso nos diz para sermos quem somos. Desprendimento de máscaras e de amarras sociais desnecessárias); Felicidade, purificação; Êxtase; Alteridade; Espontaneidade e Senso de Humor; A alegria, o divertimento uma área importante da vida que se ignorada dá muitos problemas muitas vezes até de saúde uma vida sem alegria e diversão não vale a pena ser vivida poís na real não se vive verdadeiramente sem isso apenas se sobrevive que é muito diferente. Liberdade (Eleuthéria) e Temor pelo sagrado (Thámbos, acho que "As Bacantes" é uma aula sobre essa virtude/postura);Mistérios, festas, alegria, vinho, aquele que traz a alegria das festas e confraternizações, aquele que traz o êxtase, aquele que conhece os mistérios do pós morte. Diversão, entusiasmo; Liberdade e Verdade; Liberdade, prazer, amizade. Transformações que vêm e vão ao decorrer da vida que devem ser abraçadas ainda que assustadoras; Uvas, lúpulo, cannabis, vinho, especiarias, tambores, cantos, onças, cabras, panteras, confecção de máscaras, teatro, festas, festivais, carnavais, transe divino, fogos de artifício, estrelas cadentes, paixão, euforia, liberação, devoção religiosa profunda, emancipação, salvação.

Deméter (Nutrição e Generosidade)

Mãe acolhedora, provedora da humanidade; Perseverança e generosidade; Fertilidade, moagem, cultivo, doadora de leis, deusa dos grãos e crescimento; Coragem, liderança, sabedoria; Nunca houve uma mãe como ela. O cuidado com a prole, e com as culturas agrícolas que, de certa maneira, lembram um pouco o cuidado com os filhos, são a grande marca dela; Papel de Mãe, Agricultura, Paz e Comida; Philanthropia (Φιλανθρωπία): Amor à humanidade, benevolência, generosidade.; "Generosidade: Deusa da colheita, proporciona abundância à humanidade. Nutrimento: Cuida da fertilidade da terra e do sustento dos seres vivos.”; Radical (de raiz), Nutrição, Transformação, Luto; Cuidado/zelo, constância (penso na necessidade do mesmo para um cultivo, qualquer que seja); Preservação e zelo; Paciência e Esmero; Cultivo e resistência; Fertilidade terrena; Cuidado com a natureza ; Solidariedade e Amor; Generosidade: a terra que tudo dá em questão de recursos e proteção pois nos mantém seguros nos dando habitação e meios para sobreviver. Temos que ser gratos mas também ser generosos para realmente termos prosperidade. E também nos proteger das dificuldades e dos riscos a nosso modo de vida; Resistência e Prudência.Também assim como virtudes relacionamento a uma conexão maior com a natureza ou consciencialização ecológica podem ser trabalhadas; Ternura e Firmeza (Kartería); Aquela que nutre todos os seres vivos, fertiliza a terra, grande mãe, cuidando e abençoando abundantemente a humanidade; Fertilidade do solo, sabedoria através do fogo; Estabilidade e Resistência; Fertilidade e vida. Carinho, cuidado e paciência principalmente com os mais jovens ou iniciantes em algo; Estabilidade ou Stélekhos (Σστέλεχος). Cogumelos, fungos, decompositores, tronco de árvore, trigo, milho, feno, aromas terrosos, vacas, ovelhas, cães pastores, tecelagem, engenharias, panificação, carpintaria, jardinagem, agricultura, pesca, águas calmas, segurança.

Perséfone ( Ciclicidade e Amadurecimento)

Maturidade; Ciclos e mudança; Inverno, evolução, crescimento, dos grãos, da morte e renovação; Temperança, coragem, sabedoria; Rainha do submundo. Aquela que intercede junto a Hades pelos mortais, a que reconstroi as maravilhas do mundo após cada inverno; Vida pós morte, Flores, Providência divina e Renascer; Xenia - Hospitalidade; Renovação: Seu retorno anual simboliza a renovação da natureza. Resiliência: Capacidade de adaptar-se entre o mundo dos vivos e o submundo; Amadurecimento. Responsabilidade. Dicotomia; Storge, vínculos familiares, especialmente dos descendentes cuidando dos pais/avós; Flexibilidade e poder; Adaptação; Introspecção; Estações e natureza; reverência aos mortos; Gentileza e Beleza; Virtudes que podem ser cultivadas com Perséfone são: autoconhecimento, intuição, conhecimento oculto e nossas sombras; Esperança (Elpis) e Aceitação do Destino (Amor Fati, dos estoicos romanos); Aquela que traz a primavera, rainha do submundo, aquela que zela e protege os que estão abaixo; Poder sobre a vida e a morte, dualidade na natureza; Maturidade e o processo de florescer a si mesmo; O ciclo e entendimento da vida e da morte. Sabedoria e maturidade no mundo feminino; Campos de trigo dourado, romãs cortadas ao meio, o frescor da terra após a chuva, névoa da manhã, folhas caindo no outono, vozes ecoando em cavernas, flores silvestres surgindo na primavera, introspecção, transformação pessoal, ciclos eternos.

Artemis (Autopreservação e Autodomínio)

Pureza selvagem; Pureza e proteção; Deusa das meninas, das bestas, da floresta, da libertação, da construção de limites e caça ; Coragem, liderança, bravura; De personalidade forte, senhora dos animais. Para qualquer um que os ame, a presença dela se faz presente. Para qualquer um que se veja numa situação de perigo na mata, é a ela que devemos recorrer; Vida selvagem, Arte de caçador, Animais, Campo e Casa; Karteria (Καρτερία): Força de vontade, determinação, firmeza. "Independência: Deusa da caça, valoriza a autonomia e a liberdade; Proteção: Guardiã das crianças/meninas e dos animais selvagens."; Liberdade, Limite, Independência; Indignação justa, zelo com os jovens e com a paideia; Honra e coletividade ; Juventude, independência ; Retidão e Pureza; Pureza e autocontrole, paciência, esta deusa sendo uma caçadora inspira a paciência necessária para aguardar o momento ideal para abater a caça, além do autocontrole essencial para não afugentar a mesma. ; Natureza e animais ; crescimento; Independência e Astúcia; Alcançar nossos objetivos: Buscar o que queremos, ir à caça, pois os nossos objetivos e a solução de nossos problemas não caem do céu. A vida selvagem e o contacto com a natureza também é imprescindível para essa valorização tanto para manutenção do nosso mundo quanto para saúde pois somos parte da natureza; Virtudes que podem ser cultivadas com a Deusa Ártemis são sabedoria e autocontrole.; Precisão (Euthyergés, no sentido de buscar fazer sempre da melhor maneira, com exatidão, como a pontaria de Ártemis) e Falar com Franqueza; Fertilidade/parto, protetora da natureza e animais; Potência e Selvageria; Respeito e agradecimento a tudo que não pode, e nem deve, ser domado. Força e potencial feminino, especialmente das jovens; Cheiro de pinho, florestas intocadas, passos leves na trilha, luz prateada da lua, arco tensionado, cheiro de musgo, riachos correndo, movimento ágil, conexão com animais, solidão desejada, vento fresco no rosto.

Apollo (Clareza e Piedade)

Filosofia, autoconhecimento; Deus dos meninos, das artes, a voz de Zeus na terra, oráculos, da cura e da praga ; Paideia, Educação e Honra; Inspiração e intuição. Ambas características necessárias para buscar a areté, no corpo físico, nas artes e nas ciências; Estradas e arte da profecia; Sophrosyne (Σωφροσύνη): Moderação, equilíbrio, temperança; "Harmonia: Deus da música e da poesia, promove o equilíbrio e a beleza; Clareza: Associado à luz e à verdade, ilumina a mente e o espírito. Bem como a sabedoria filosófica."; Ritmo. Clareza. Lógica. Epifania; Moderação/sofrósine, conhecer a si mesmo, os próprios limites e encontrar a prudência nas próprias ações, zelo com os jovens e com a paideia; Inspiração e consciência; Equilíbrio, perfeição; Harmonia e Iluminação; Clareza e Purificação, honestidade. Este deus inspira os mortais através de seus oráculos e templos, suas palavras sempre trazem a honestidade, como um deus da profecia ele é responsável por revelar verdades para os mortais; Sabedoria; Criatividade e Versatilidade; Sabedoria, conhecimento, estudo e artes: buscar a sabedoria, se aprimorar através de atividades que lhe tragam o enriquecimento intelectual e espiritual para compreendermos o mundo e sermos mais felizes e espiritualmente elevados o desenvolvimento com as artes é imprescindível para sermos mais justos, respeitáveis etc. melhorando como indivíduos e sociedade pois o conhecimento ilumina a mente e consequentemente o mundo; Harmonia, honestidade e franqueza.Também virtudes ligadas à saúde, práticas de exercícios ligados ao autocuidado, explorar dons artísticos como a música, desenho, artesanato e poesias assim como principalmente o autoconhecimento Máximas Délficas "Conheça te a ti mesmo"; Temperança (Sophrosyne) e Harmonia; Entendimento de que o Cosmo é repleto de beleza e harmonia em todas as coisas. Força e potencial masculino, especialmente dos jovens; Girassóis, narcisos, calêndulas, leões, galos, aromas cítricos, trombetas, fanfarras, aplausos, joalheria, vitrais, artesanato de sopro de vidro, banho de sol, artes performáticas, nascer do sol, alegria, criatividade, inspiração.

Afrodite (Encanto e Sexualidade)

Autonomia (principalmente feminina); Conexão e afeto; amor próprio, sedução procriação, prosperidade, política, felicidade e vitória ; Temperança, magnitude, fortaleza; Beleza e amor. O que seria do mundo sem Afrodite? Como admirar uma paisagem, uma pessoa, um sentimento, um pensamento, uma obra de arte, se não conseguíssemos apreciar o que há de belo? Do que adiantaria a beleza, se não pudéssemos amá-la?; Amor, Beleza, Elegância, Carinho, Guerra, Violência, Luta e Amizade (Colorida e tals); Philia (Φιλία): Amizade, afeto, união; "Beleza: Personificação do amor, beleza e jovialidade; Sedução: Inspira o desejo e a conexão entre os seres e também o AMOR PRÓPRIO.”; Indulgência, Calmaria, Entrega, Conexão; Zelo/desvelo, temperança, a busca do belo; Harmonia e sensibilidade ; Criatividade, desejo, sedução; Amizade e Beleza; Amor e Generosidade, esta deusa nos inspira a encontrar a beleza no mundo e a amar a vida, um dos maiores atos de amor a vida é a caridade, a capacidade de oferecer apoio aos outros; Desejo e amor; Amor, beleza e sororidade; Amor, desejo e sexualidade. A energia masculina e feminina o potencial da criação é o que está por trás de tudo a criatividade Urano e Gaia sua relação criou praticamente tudo. A energia criadora da sexualidade pode ser usada para criar nova vida e também para elevar espiritualmente. Amor é o que sustenta tudo a atração de energias contrárias mas complementares. Amor, desejo e sexualidade tem que andar juntos para produzir a harmonia do cosmos e de nossas vidas; Virtudes ligadas ao amor e generosidade podem ser cultivadas. Também Virtudes ligadas ao autocuidado, autoestima e dedicar um momento para si mesmo e vaidade são algumas das possibilidades que podem ser cultivadas com a Deusa Afrodite; Contentamento (Khara, oposto ao prazer desmedido, Hedone), A busca pelo Belo e Bom (Kalós); Essência de todo o amor e beleza, aquela que traz a beleza e a harmonia ao mundo, aquela que traz a fertilidade aos seres vivos e permite a continuidade das espécies; Criadora de harmonia, persuasiva; Amor e Diplomacia; Beleza e amor que vão além do romântico e sim pela vida em si. O sentimento tão avassalador quanto terrível que é estar perdido de amor por algo ou alguém; Rosas, lírios, orquídeas, jasmim, perfumes, canções de amor, contratos, suspiros, cisnes, pombas, poesia, encontros, dança, aconchego, pôr do sol, atração, elogios, harmonia.

Contribuintes: Milos Aphrodisios ,Salem Selene ,Violet • Mariana, Monalisa, Vinicios José Dias, Daniel; Gabriel V. Comparin, Guilherme, Mirna Xavier, Ícaro (Apollodoro), PEDRO VINÍCIUS GOMES DOS SANTOS, Mariana, Eduardo Marck, Idris, Maria Clara, Ana Ch., Emily, Athinodoros , Perseu (Περσεύς),Luís Caetano, Henrique M., Diana Rodrigues, Bruno, Léo; Hermókrates.