Mapa astral helênico?

7/30/20231 min read

Os helenos (erroneamente chamados de “gregos”) nasciam, cresciam e morriam rodeados por santuários de seus deuses com aspectos locais, pelas tumbas sagradas de seus heróis e heroínas, e pela miríade de divindade menores,como as várias categorias de ninfas. A religião helênica,que é parte do Helenismo (a totalidade da cultura helênica),era transmitida pelas gerações,herança ancestral, orgulho de seus descendentes, componente essencial também da identidade helênica.


Os helenos já nasciam inseridos num sistema local: atenienses seguiam as tradições sagradas de Atenas, os argivos, de Argos,e assim por diante. Apesar de uma identidade cultural mais ou menos comum, as tradições religiosas eram locais. O que ocorria numa pólis no quesito cultual, não era da conta das outras póleis. Tudo isso já expliquei com mais detalhes através do material postado no Youtube, cujos links podem encontrar nos Destaques aqui do Insta ou no site. Havia também cultos circunstanciais: uma pessoa consultava um oráculo para saber a qual divindade (deus ou herói) deveria render homenagens para atingir certo objetivo.


E para nós,que não somos helenos,não podemos traçar uma linha que nos conecte a uma tradição local antiga e definida? O panteão, apesar de receber epítetos distintos em cada comunidade na antiguidade, geralmente era o mesmo grupo de deuses olimpianos, o qual temos acesso. Há os Deuses do Lar,mais ou menos um grupo padrão, e aqueles a quem sentimos maior afinidade (nunca escorregando para monolatria).


E, por fim, surgiu recentemente uma ferramenta denominada “Céu Helênico”,que seria baseada na astrologia helenística. Não é minha intenção buscar retirar o valor que possa ter essa ferramenta. Apenas elucidar que é opcional você querer contratá-lo ou não. A astrologia helenística, ou suas formas mais tardias,recebeu influência da filosofia neoplatônica entre outras. A religião helênica, da qual dezenas de bons livros acadêmicos tratam, se fundamenta unicamente nas tradições ancestrais. Não depende de correntes filosóficas, nem de mapas astrológicos. Peça maiores informações aos respectivos responsáveis sobre tal ferramenta e julgue você mesmo se fará sentido ou não para si.


(A.Demétrios H.S.R.)