Medo dos Deuses
Descrição do post.
7/17/20231 min read
Recentemente li no Tumblr de uma conhecida politeísta helênica um alerta sobre desinformações pagãs rolando soltas no popular Tiktok. Em resumo, histórias sobre efeitos de suposta ira dos deuses. Num grupo americano, li sobre dúvidas acerca do comportamento dos deuses também, motivado pela mitologia.
Os antigos tinham uma palavra, Deisedaimonia, "medo dos deuses/daimones", enfim, do mundo divino como um todo. Era um termo principalmente usado no sentido pejorativo indicando superstição, medo excessivo.
Que a antiga tradição popular e nossas vivências demonstram que os Deuses possuem algum interesse por nós, isso é fato. Contudo, podemos emitir julgamentos equivocados. Nem tudo que nos ocorre é obra divina. Existem vários outros fatores em movimento. Cuidado com a força da imaginação.
Eusebia, a devoção "boa", adequada, na medida, é o caminho. Seja crítico quanto as narrativas que ouve das experiências dos outros. Use a razão, busque causas naturais inicialmente se algo aparentemente estranho lhe ocorrer. Lá na Odisséia, Homero já alertava, que nos lançamos voluntariamente para o erro e suas consequências. Depois mais tarde, filósofos buscaram atenuar a crença excessiva de que todas as ocorrências seriam advindas dos deuses.
O Helenismo é um caminho muito bonito para se degradar em superstição barata.