O "Chamado" dos Deuses?

Todo iniciante no neopaganismo se vê confrontado com a teoria de que um deus vai vir te eleger para o culto dele. Será que essa narrativa faz sentido na religião helênica?

7/30/20231 min read

O “Chamado de Deus” é uma narrativa que domina o neopaganismo, uma teoria que em resumo defende a ideia de que os Deuses chamam ou elegem seus seguidores para cultua-los. Que os Deuses nos convidam “pessoalmente” para fazer do seu séquito. Quem acredita que foi “eleito” por motivos XYZ se entrega aos Deuses, quem acredita que não recebeu o tal “chamado”, desiste e se acha indigno e diminuído, perdendo a chance de trilhar uma bela jornada.

E sendo o neopaganismo pleno de influências nada tradicionais em relação aos antigos caminhos, mais uma vez fomenta uma visão do divino desvinculada do contexto original. Não posso falar acerca do que como ocorria em outras culturas antigas, mas sim sobre o que se relaciona aos Deuses dos gregos:


A tradição helênica reconhece que o divino está em todas as partes, cada divindade da sua forma e em seu domínio,não necessariamente restritos à “gavetas”, pois um único deus grego é múltiplo em si mesmo. Nós transitamos nos domínios de diversas deidades num único dia, o que já é o bastante (ou deveria ser) para reservar um momento e honrar o tal deus.


O Helenismo naturaliza nossa relação com os Deuses. Não é algo que se faz numa única época do ano, num rito formal (rito que geralmente encaram como algo mágico e fantástico demais para ser feito mais de uma vez). Todo dia é dia de honrar os Deuses pelo que Eles São e Realizam em nossas vidas e no Cosmos.


Essa narrativa cristã de “Chamado de deus” é alheia a cosmovisão helênica. Não fique esperando um convite especial. Os Deuses estão aí,aqui, sempre dispostos a serem homenageados. Pare de se “amarrar” e vá honrar os Deuses, comece na simplicidade da Prece e com o tempo vá encorpando suas celebrações. São teus atos devocionais que te aproximam dos Eternos e Bem-aventurados.


(A.Demétrios H.S.R.)